segunda-feira, 21 de maio de 2012

Quebrando paradigmas



Assisti uma matéria no 'Home&Health' hoje sobre Partos Alternativos. É muito triste ver como deturpam a imagem de quem planeja, deseja ou pratica o Parto Natural. Eu vejo como as pessoas estão cada dia mais fazendo a imagem do parto de maneira equivocada. Eles usaram frases como: 'Essa não é uma opção inteligente' e 'O parto natural é algo extremamente perigoso para mãe e bebe'. Eu já havia sido alertada para não assistir (ou não me surpreender caso assistisse) esse canal, mas é impossível não me decepcionar com a forma como abordam esse tema. Sei que é tudo muito polêmico, sei que esse assunto precisa ser desmistificado, mas o terrorismo com o tema é algo que me entristece, mas ao mesmo tempo me faz querer a cada dia mais quebrar as barreiras desse preconceito tão grande. E  toda a polêmica aumenta, principalmente quando se trata de Parto Domiciliar.

Eu gostaria muito que todas as mulheres que ficam grávidas tivessem acesso a informações. Que soubessem os riscos de uma cesárea e comparassem com os riscos de um parto natural. Que essas mulheres soubessem que elas tem o poder de dar a luz ao seus bebês e que nada, nem ninguém, pode substituir isso. Que os médicos fossem justos e não manipulassem decisões, que não colocassem medo e que não escolhessem a forma de nascimento desses bebês sem que a mulher soubesse 100% todo o processo que se dá no nascimento de forma natural e de forma induzida.

Ter um parto natural, não é ser inconsequente! É necessário que todos os exames do pré-natal sejam feitos e que a gravidez corra bem, que seja saudável e que nenhum risco real impeça esse processo natural e fisiológico.
Nós não somos bichos de sete cabeças. Nós somos apenas mulheres que confiamos no nosso corpo, tão perfeito!

Para mim, essa luta foi travada a partir do momento em que meu filho nasceu e nada vai tirar essa minha convicção. Numa sociedade tão complicada como a nossa, sei que não é simples informar muitas mulheres e também sei que muitas não querem saber nada do que acontece com elas durante o parto. Acham cômodo que alguém tome a decisão por elas, e isso para mim é muito triste.

Eu escutei muito, antes e depois da minha escolha. Eu escutei muita gente dizendo que eu sou uma maluca-meio-hippie, escutei gente dizendo que hoje em dia o corpo das mulheres não suporta mais 'tanta pressão', que sou sortuda por tudo ter corrido bem no meu parto e que corri riscos absurdos. Mas tendo convicção daquilo que eu queria, fui em frente, e tudo isso se deu porque eu estava realmente bem informada da minha escolha.

A minha parte eu farei. De grão em grão conseguiremos provar o quanto esse momento é importante, tanto na vida da mãe quanto na do bebê. Pesquisas mostram que o modo como as pessoas nascem, influencia muito na maneira como elas vem a ser, quando adultas, mas enfim, este é um assunto para um próximo post, né? O que eu quero dizer é que não é novidade nenhuma que as pessoas estejam corrompidas pelo sistema médico/obstétrico, mas que isso pode sim ser mudado, e só depende de nós Mulheres!

Nós somos donas do nosso corpo, nós somos inteligentes e capazes. Basta força de vontade para que possamos quebrar esse paradigma!

Um comentário: