segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mãe: Além de tudo, fonte de alimento.



Quando falamos em amamentar, logo pensamos em saciar a fome do bebê, colocando leite no seu estômago. Amamentar é muito mais do que isso. O seio da mãe é o segundo útero do bebê. Dentro do útero ele recebe, através do cordão umbilical, o sangue da mãe com todos os nutrientes para a sua formação. Ao nascer, ele continua necessitando desse sangue para o seu desenvolvimento motor, psicológico, emocional,... só que agora através do leite. O leite materno é o sangue da mãe transformado em leite. Por isso, nenhum leite materno é fraco. O bebê, ao nascer, apenas muda de lado, antes era ligado à mãe, pelo lado de dentro, agora ele continuará ligado, só que  pelo lado de fora .

Ah, mas será que meu leite não é fraco e devo iniciar complemento? (Quem nunca ouviu isso, né?) Não existe leite fraco ou forte. Existe, somente, o leite apropriado para cada bebê, com a composição nutricional geneticamente determinada para o seu adequado crescimento e melhor desenvolvimento. Leite Materno é a melhor fonte de vitaminas para um bebê. Não importa qual seja o complemento, nenhum chega aos pés de ser tão nutritivo. Cientificamente comprovada, a amamentação é importantíssima para o desenvolvimento dos bebês, principalmente quando se amamenta em Livre Demanda (na hora em que o bebê desejar).

Ah, mas meu bebê está me fazendo de chupeta. Primeiro, os bebês tem uma necessidade grande de 'sugar', então por isso muitas vezes você percebe que ele não está com fome, mas sim, querendo saciar essa sua outra necessidade. Segundo, o bebê não solicita o peito só quando está com fome ou quando precisa sugar, mas também como fonte de proteção e segurança.

O tempo 'mínimo' de amamentação recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), são os 6 primeiros meses. A mulher precisa ser incentivada à amamentar. É um ato nobre, um ato de amor, que requer carinho, paciência e dedicação, e nós somos sim capazes.
Muitas mulheres voltam à trabalhar, muitas vezes antes dos 6 meses, mas deve-se lembrar que antes de pensar em qualquer outra maneira de alimentação para o bebê, pode-se ordenhar o Leite Materno e deixar para que o cuidador sirva à criança no momento em que ela assim desejar.
Quando a mulher não trabalha, ou tem mais tempo livre para amamentar, é interessante mostrar que os 6 primeiros meses são o mínimo, mas quanto mais tempo o bebê mama, mais forte e saudável ele fica.
Seu bebê não terá sede, não há necessidade de oferecer água na mamadeira, nem cházinhos para cólicas, lembre-se, o Leite Materno é fonte completa para todas as necessidades nutricionais do seu bebê!
Acredite, nosso corpo é perfeito, temos o dom e a capacidade de nutrir, alimentar e dar amor dedicando o nosso tempo para amamentar nossos pequeninos!

Caso tenha qualquer problema, dúvida ou dificuldade em amametar, procure o Banco de Leite Materno mais próximo, eles te atenderão com muito carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário