quinta-feira, 12 de abril de 2012

Quem veio primeiro, o peito ou a chupeta?

Sim, gente... Bebês choram! E eles choram por diversos motivos: Fome, sede, calor, frio, cólica, dor de ouvido. Por estarem passando pelos saltos de crescimento e desenvolvimento e se sentirem 'deslocados'. Por quererem amor, carinho, atenção. E nada disso significa que o seu bebê está fazendo 'mãnha', especialmente se ele for novinho. Bebês novinhos não sabem fazer mãnha, porque eles ainda não sabem 'manipular' o pensamento dos adultos.

Tudo bem, em algum momento você se vê cansada, esgotada, não sabe o que fazer pro bebê parar de chorar. Então dê amor, embale, respire fundo. Se tiver quem te ajudar, peça pra ficar com ele por uns minutinhos, até que sua paciência volte ao estado normal (hahaha!). Se não tiver quem te ajudar a acalmá-lo, conte até dez e pense que ele é um ser completamente indefeso e está passando por um momento difícil e então precisa de você.

Mas por favor, não pense em dar chupeta! Ela faz mal, é fria, é de borracha. Faz seu bebê ficar dependente de um objeto que é desnecessário em sua vidinha!

Bebês novos tem uma necessidade grande de sugar, então de vez em quando ele vai querer ficar no seu peito só pra sentir teu cheirinho de mãe e chupetar um pouquinho, mas me diga, que mal tem nisso? Pensa que coisa mais deliciosa, ele quer estar pertinho de você!!! Não substitua um ato de amor por um objeto que pode trazer vários problemas pra vida dele.

Durante a gravidez eu sempre bati o pé contra a chupeta. Não comprei nenhuma, mas ganhei. Mesmo assim insisti no que sei que é certo pro meu filho. Bom, a minha história é meio triste, fui dependente da chupeta por anos. Até os meus 7 anos estava eu lá, mocinha, toda bonitinha e com aquele trambolho enfiado na boca! Pensa, não foi fácil pra que meus pais tirassem de mim. Resultado: Tive que usar aparelho ortodôntico por 5 anos e mesmo assim, minha arcada dentária é torta. Horrível!

Por mais que digam que isso acalma o bebê. Gente, se o bebê tá chorando, é porque tá precisando de alguma coisa, e ainda que seja só carinho, isso não deixa de ser uma necessidade, certo? Se ele quer te chupetar, dê o carinho que ele precisa, essa fase vai passar tão rápido e logo você sentirá saudades. Tenho certeza que as mães de antigamente, que não conheciam chupeta, sobreviveram, afinal, o que veio primeiro, o peito ou a chupeta?!

A sociedade continua impondo essas posturas pra nós, mas não é porque todo mundo hoje em dia faz, que precisamos fazer também. Pesquise, procure saber. As vezes um objeto que parece tão inofensivo acaba trazendo alguns problemas desnecessários pro seu filho.

Pense antes, vale a pena?!

3 comentários:

  1. Que lindo!!! Amei demaisd o post e nunca pensei por este ponto de vista, o pensamento da chupeta sempre me pareceu algo normal, mas normal, porque de verdade eu nunca tinha parado mesmo para pensar nisso, você tem toda a razão, quando tiver os meus nenês, lhes darei calor e amor, não borracha :)

    ResponderExcluir
  2. "fui dependente da chupeta por anos." Cara, li uma vez e fiquei chocada, depois reli e parei para pensar. Não é que é assim mesmo? Ótima percepção, Fran!A chupeta é um vício que nós impomos aos pequenos e depois exigimos que eles tem de largar. Crianças e bebês não tem vícios, tem necessidades. Mas quando nós incluímos objetos como chupeta e mamadeira estamos sim criando vícios.

    Por aqui, a pressão pela chupeta aumentou muito quando Benjamin entrou de vez na fase oral. Quer por tudo na boca e fica um bom tempo com os dedinhos. Todo mundo sabe uma história trágica do primo-do-irmão-do-amigo-do-vizinho que chupou dedo até os 80 anos, né? rsrs Dai fica o discurso de: "a chupeta você tira quando ele ficar maiorzinho, o dedo não. Vai cortar o dedo?"
    Exageros a parte, eu acho natural e não impeço. Acho a mão/dedos bem menos prejudicial que a chupeta e, se ele puder curtir essa fase tranquilamente, parará de por coisas na boca naturalmente (espero! rs).

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, vejo isso como dependência hoje. Eu sei o quanto sofri/chorei pra largar a chupeta. Parece bobagem, mas marcou muito a minha vida e dos meus pais. Enfim, eu prefiro nem arriscar né? Haha! Gabriel nasceu chupando a mãozinha, e não é só quando está com fome, ele sempre faz isso, mas, não vejo como um problema. Não sei se é mito ou verdade essa de chupar o dedo depois de adulto, mas se for também, é bem raro.. hahaha! Vamos deixar nossos bebês à vontade né? Sou a favor disso! Haha! Beijo grande

      Excluir