quarta-feira, 18 de abril de 2012

De quem é o parto mesmo?



Na nossa cultura, muito foi perdido. Esquecemos que o direito de parir é da mulher. Que temos, podemos e devemos fazer as coisas de acordo com a nossa vontade. Infelizmente, muito foi dramatizado, fazendo com que o Parto Natural parecesse algo assustador. Se você parar pra perguntar pra alguém, dirão: Parto Normal/Natural? Maluquisse. Eu não quero sofrer! Mas pera lá, nem toda dor é de sofrimento. Ok! Ninguém quer sentir dor também, ninguém gosta, mas a dor do parto é uma dor boa! O problema, é que fizeram com que isso parecesse algo ruim. Tiraram o direito da mulher decidir aquilo que ela quer.

Muitas vezes somos manipuladas pra fazer a vontade dos médicos obstétras, porque afinal, é muito mais 'cômodo' decidir um dia, ir no salão de cabeleireiros, fazer cabelo/mão/pé/depilação/maquiagem, pegar a malinha e chegar toda bonitona, deitar numa maca e deixar com que façam todo o restante do trabalho. Mas antes de ser 'cômodo' pra mulher, é cômodo para o médico que não perde noites, nem finais de semana com família por conta da 'mãe radical' que decidiu ter seu filho de forma natural. Perai, mas é desfile de moda ou o que? Quem perguntou se o bebê já estava pronto pra nascer?! O trabalho de parir é da mulher gente, não tem jeito. Eu finalizei meu parto descabelada, suada, cansada... mas IMENSAMENTE realizada!

Hoje, eu sou sincera, fico triste quando alguma mulher me diz que teve que passar por uma cesárea. Mais triste do que isso é escutá-las dizendo: Eu tentei parto normal, mas não deu! Ou: -Eu queria, mas o médico não quis. Bah!
 

O índice de cesáreas vem crescendo muito todos os anos, e apesar de ela ser um procedimento feito para salvar vidas, hoje não consigo aceitar essa quantidade alarmante de mulheres que passam por isso. Esses dias, inclusive, assisti a uma cesárea gravada. Nunca tinha parado pra ver, de verdade... Nunca quis assistir a cenas fortes como aquelas. Mas hoje, depois de ter parido, eu tomei fôlego e pedi pra dar o Play! Triste, fiquei muuuuuito triste. Eu tive vontade de entrar no vídeo e tirar todo aquele monte de aparatos de lá e 'salvar' a minha amiga... haha! Eles forçaram a sua barriga, eles empurraram o bebê, e pior do que isso, mesmo antestesiada, ela sentiu tudo! Ok, não tô aqui pra dramatizar nem assustar ninguém, mas que isso me assusta (e muito) eu não posso negar!

A intenção desse post é relembrar as mulheres o quanto nós somos ESPECIAIS. E escrevo em Capslock porque sei que temos mérito para isso! Nós mulheres nascemos com o dom de gerar uma vida, de parir e de criar um bebê. Não teríamos esse dom, se não fôssemos capazes, certo? O que estamos precisando mesmo é de mais informações. É saber as reais necessidades de uma cesárea, de um parto com intervenções. Poucas mulheres sabem de tudo o que precisarão passar, ou quais opções elas tem. Por receio, medo, tabu, polêmicas, as mulheres não pesquisaram mais, não se informaram, não pararam pra pensar que certas coisas não precisam ser mudadas e uma delas é a forma de trazer nossos filhos ao mundo. Elas aceitaram o que nos foi imposto. Mas isso pode ser mudado, nós podemos salvar as mulheres de passar por situações assim. Podemos SIM deixar de sermos telespectadoras, para sermos protagonistas do nosso parto e
resgatar o amor pelo ato de parir que tínhamos antigamente.

PARIR é transformador. É divino! É a passagem entre deixar de ser apenas filha, para tornar-se mãe! O lance é voltar a olhar tudo isso com olhos de amor, e não abrir mão do direito de entender e decidir pelo que se quer. Parir não é sofrer, não é ser desrespeitada, não é ser violada. Parir é se permitir vivenciar uma das experiências mais especiais e importantes na vida de uma mulher!

Seja DONA do seu parto. Permita-se! É direito seu!



3 comentários:

  1. Certeza! Eu sou completamente a favor do parto natural e acho muita bobeira fazer uma cesária só por causa da dor. Sinceramente, tu tá pensando em não sentir dor agora? HAHAHAHAH! Teve 9 meses sofridos, o que custa sofrer só mais um pouquinho e trazer o seu bebê da forma mais natural ao mundo? Para os ossos deles passarem pelo canal, para poderem ter uma coluna boa o resto da vida, pq vc sabe, o bebê necessita que seja um parto natural. Quem escolhe diferente é a mãe ou o médico que manipula aquela mãe que cansou de sofrer tanto. Como vc disse no outro texto, o cordão umbilical estava preso no pescoço do Gah, isso já seria motivo para o médico fazer a cesária. E é importante lembrar que além de todos os cômodos do médico, ele tb recebe muito mais por uma cesária do que por um parto normal. Triste, quem devia nos proteger, está querendo ganhar em cima da gente. Ainda bem que não são todos os médicos assim! =]
    To adorando o blog!

    Beijo! Amo vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso mesmo! O bebê precisa, nós mulheres tbm precisamos. Precisamos de respeito, de carinho, de apoio, e não de alguém querendo se aproveitar da nossa fragilidade. Somos frágeis, mas somos fortes, o lance é lembrar essas mulheres disso ;) Haha! Ainda bem que não são todos os médicos assim, mas vamos continuar nessa luta, pra conquistarmos cada vez mais espaço e mostrarmos que temos voz ativa e que sabemos que somos donas do nosso corpo e do nosso parto! Um beijo amiga! Tbm amo vc! Obrigado pelo apoio, isso tudo é muito especial pra mim!

      Excluir
  2. Fran, parabéns flor... Bom, ao se tratar do parto natural, sou super suspeita neh...tive "dois" e "um" "anormal do hospital", eh, nada é perfeito...rsrs... mas as duas ultimas experiências foram incríveis, e acredito ter feito as melhores escolhas da minha vida...Eu levanto a bandeira!!! E sempre agradeço a Deus pela mulher que me tornei e a mãe que nasceu depois dessas lindas experiências!!!! Fico grata e imensamente feliz quando vejo que uma sementinha minha, deu fruto!!! Que muito antes de vc pensar em ser mãe, a minha história, ficou guardada de alguma forma dentro de você e te levou a ter interesse pelo parto natural!!! Se Deus me permitir, Quero poder fazer isso muitas vezes ainda,para que muitas mulheres possam provar desta linda magia!!!!bjuuuu

    ResponderExcluir